
Setembro Amarelo é um mês dedicado á conscientização sobre a prevenção do suicídio, comemorado do dia 1 ao 30 de setembro. Lançada no Brasil em 2015, essa campanha busca aumentar a compreensão sobre o suicídio e promover ações que possam ajudar a previne-lo.
O dia 10 de setembro marca o dia Mundial da Prevenção do Suicídio, uma data para discussões e atividades em torno do tema. Durante este mês, diversos locais são iluminados com a cor amarela como um símbolo de apoio, incluindo marcos importantes como Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral, e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 32 pessoas se suicidam diariamente no Brasil, um número alarmante que supera o de doenças como AIDS e câncer.
O suicídio ainda é um assunto cercado de tabus, e é por isso que a campanha enfatiza a importância de conversar sobre o tema. Falar abertamente pode ajudar a identificar e apoiar pessoas em risco. Problemas como depressão e uso de drogas podem estar na raiz dessas crises, e a conscientização pode fazer uma grande diferença.
O slogan da campanha, “Falar é a melhor solução”, reflete a crença de que, ao informar e sensibilizar a população, é possível prevenir 9 em cada 10 tentativas de suicídio.
O movimento Setembro Amarelo teve início nos Estados Unidos em 1994, após a trágica perda de Mike Emme, um jovem de 17 anos que cometeu suicídio. Mike era conhecido por restaurar um Mustang 68, pintado de amarelo, e por isso ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus amigos e familiares não conseguiram perceber os sinais de seus problemas psicológicos antes de sua morte.
Durante o velório era distribuídos cartões decorados com fitas amarelas e a mensagem: “Se você precisar, peça ajuda”. Esse gesto tocou muitas pessoas e ajudou a dar início a um movimento importante para a prevenção do suicídio, com o laço amarelo se tornando o símbolo da causa.
Assim como outras campanhas de saúde como Outubro Rosa e Novembro Azul, o Setembro Amarelo usa a cor como uma forma de alertar e educar sobre questões importantes.
Se você estiver passando por uma crise e considerar o suicídio, é fundamental procurar por ajuda. Um acompanhamento psicológico e o apoio de familiares e amigos são essenciais. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece suporte emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita e sigilosa. O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, por telefone, e-mail e chat.
Para mais informações, visite o site do CVV: www.cvv.org.br.
Descontos imperdíveis em eletrônicos, informática, leitores biométricos, mídias, câmeras e muito mais.
É super fácil: indique um amigo para fazer uma compra na LojaSeg e ambos ganham R$10,00 de desconto! 🛍️💰
O produto não foi adicionado com sucesso ao seus favoritos, por favor tente mais tarde. Visualizar a lista de favoritos.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade