
A rotina multifacetada é uma realidade para muitos brasileiros. Seja para gerar uma renda adicional ou para se dedicar a uma paixão, muitos trabalhadores optam por manter uma atividade paralela ao emprego formal.
Com isso em mente, surge a questão: há restrições legais para que funcionários com carteira assinada possam também administrar um negócio próprio?
De forma geral, não existem impedimentos legais para que funcionários CLT tenham sua própria empresa. Um empregado com carteira assinada pode, sim, registrar e operar um CNPJ, ou seja, possuir uma empresa formalmente registrada.
No entanto, há alguns aspectos importantes a considerar. Confira abaixo os principais pontos:
Embora não seja proibido ter um negócio próprio, a relação entre empregado e empregador pode ter algumas particularidades que devem ser observadas.
Isso ocorre porque alguns contratos de trabalho podem incluir cláusulas de exclusividade, confidencialidade e não concorrência.
A CLT proíbe explicitamente a sobreposição de atividades, e isso pode levar a uma demissão por justa causa, mesmo que não esteja claramente descrito no contrato, conforme explica Roberto Baronian, advogado trabalhista e sócio da Granadeiro Guimarães Advogados.
''Por lei, e mesmo na ausência de uma cláusula contratual específica, um empregado não deve exercer ou participar de atividades que concorram com os negócios de seu empregador,” afirma Baronian.
Se houver alguma concorrência, o funcionário deve obter autorização formal por escrito do empregador.
A atuação em um negócio próprio não deve comprometer o cumprimento das responsabilidades com o empregador principal, conclui Baronian.
“Muitas empresas têm Códigos de Conduta que identificam situações que podem gerar conflitos de interesse, como atuar ou investir em negócios que são clientes, parceiros ou fornecedores da empresa, especialmente se as funções do empregado estiverem relacionadas a esses negócios,” diz Baronian.
Empresas frequentemente possuem procedimentos internos que exigem que o empregado declare possíveis conflitos de interesse. Portanto, é crucial estar ciente das normas específicas estabelecidas pelo seu empregador.
(Texto de Maria Clara Dias)
Fonte: CNN BRASIL
Descontos imperdíveis em eletrônicos, informática, leitores biométricos, mídias, câmeras e muito mais.
É super fácil: indique um amigo para fazer uma compra na LojaSeg e ambos ganham R$10,00 de desconto! 🛍️💰
O produto não foi adicionado com sucesso ao seus favoritos, por favor tente mais tarde. Visualizar a lista de favoritos.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade